Novos dirigentes da Escola de Música da UFPA tomam posse Imprimir
Seg, 05 de Novembro de 2018 08:31

A cerimônia de posse dos novos dirigentes da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) foi marcada pelos discursos de agradecimento, esperança e união para o período de novos desafios institucionais. A transmissão de cargo, realizada no dia 31 de outubro, no auditório da EMUFPA, em Belém, foi feita pelo reitor Emmanuel Tourinho, aos professores Carlos Augusto Vasconcelos Pires e André Alves Gaby, que assumiram, respectivamente, a direção e a vice-direção da Escola de Música da UFPA.

A solenidade de posse reuniu representantes da Administração Superior da UFPA, entre eles os pró-reitores Edmar Costa, de Ensino de Graduação (Proeg); e Nelson de Souza Junior, de Extensão (Proex); e a diretora do Instituto de Ciências da Arte (ICA/UFPA), Adriana Azulay. Também participaram da cerimônia os professores, técnicos e alunos da Escola de Música.

O ex-diretor da EMUFPA, professor Adalberto Aleixo Teixeira, manifestou seu agradecimento à toda comunidade acadêmica, entre docentes, técnicos e alunos, “que tiveram uma importante parcela de contribuição para a gestão desta subunidade.”

Ao assumir a direção para o quadriênio 2018-2022, o professor Carlos Augusto Vasconcelos Pires falou dos planos de expansão que estão baseados em dois eixos principais: o de natureza administrativa, e que já vem sendo construído há algum tempo, que consiste na transformação da Escola de Música em Unidade Acadêmica Especial. “Atualmente, o EMUFPA é uma subunidade vinculada ao Instituto de Ciências da Arte e nós entendemos que essa mudança nos dará mais mobilidade, mais agilidade nas questões administrativas”, afirmou. O segundo eixo é o acadêmico, priorizando a educação musical profissional na Escola, com a reestruturação dos cursos livres e a ampliação da oferta de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, todos voltados para o perfil de formação profissional.

Em seu pronunciamento, o reitor Emmanuel Tourinho agradeceu a equipe dirigente pelo trabalho realizado. “É preciso fazer o reconhecimento do excelente trabalho que realizaram nos últimos quatro anos, de organizar a Escola com foco nas questões acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão. Faço também um agradecimento especial pela disposição que sempre tiveram para colaborar com administração superior, no nosso esforço para familiarizar toda a comunidade universitária com as realizações da Escola”. Em seguida, o reitor anunciou a destinação de dois espaços no Prédio dos Mercedários para projetos na área de música e lançou a proposta de criação de um calendário anual de cursos de extensão de curta duração na área de Música, a serem ofertados ao público externo no polo UFPA/Mercedários.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes