Encontro discute aplicação e uso de Tecnologias da Informação e Comunicação pelo setor rural Imprimir
Ter, 06 de Novembro de 2018 08:35

Com o tema “Tecnologias de Acesso a Dados para Gestão de Pequenas Propriedades Rurais”, o Projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar, da Unesp, em parceria com o FATEC e a UFPA, realizará dia 09 de novembro, no horário das 08h às 21h, o Encontro Competências Digitais para Agricultura Familiar (E-CODAF). O evento irá acontecer na Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará, Campus de Belém, e está com inscrições abertas para a participação, gratuitamente. Haverá emissão de certificados.

O evento objetiva apresentar reflexões sobre propostas para aplicação e uso de Tecnologias da Informação e Comunicação pelo setor rural, em especial para pequenos produtores, agricultores familiares, e instituições, ONGs e pesquisadores interessados na área. Desde 2017, a UFPA, com seus campi Belém e Tucuruí, colabora em esta parceria com a Unesp/Tupã, FATEC/Presidente Prudente, o que amplia sua visibilidade e alcance de resultados.

Para Cristian Berrío Zapata e Gilberto Cândido, professores da Faculdade de Arquivologia e lideres do grupo de pesquisa GECCIT, que organiza o evento na UFPA, fazer parte de um evento organizado em rede com outras instituições, do porte do FATEC e a Unesp de São Paulo, é muito importante para a interação dos pesquisadores da Ciência da Informação, Ciência da Computação e Ciências Agrícolas, pois se tratam de Instituições de liderança no ensino e pesquisa do Brasil.

“Esta edição estará reunindo cientistas de Gales, Colômbia e Brasil, agregando discussões sobre competências digitais na agricultura familiar, com o intuito de achar a melhor aplicação de tecnologias de informação neste setor, de modo a auxiliar o pequeno agricultor na produção e competitividade de seus produtos. Além da Unesp e o FATEC, nos acompanham representantes da UFRA, da Universidade Wrexham Glyndwr (Gales) e o FACCAT ”, afirmou Cristian Berrío Zapata e Gilberto Cândido Gilberto Cândido.

Programação - O encontro será composto por um ciclo de palestras, incluindo temas como: a pequena horticultura no País de Gales; aplicação da ciência da computação na  agricultura familiar; circuitos curtos de comercialização; e aplicação de tecnologias sociais e uso de veículos aéreos não tripulados (VANT). O evento será finalizado com a temática “Vou Pra Roça! Tá na Roça ou no Negócio?”, ministrada pelo professor André Mesquita, da Universidade Federal do Pará (UFPA). As inscrições devem ser feitas na página ou no local do evento. Os inscritos terão direito a um certificado de participação como ouvinte, com uma carga de 12 horas. Verifique a programação completa.

Submissões: E-CODAF aceita trabalhos inéditos, em língua portuguesa, inglesa ou espanhola. Ao final, os artigos aprovados são publicados em Anais do Congresso on-line e os melhores trabalhos são incluídos na revista ReCODAF.

O evento admite a apresentação em formato de vídeo, o qual é transmitido para os quatro polos do encontro, assim como a apresentação presencial tradicional. As submissões foram fechadas no dia 31 de outubro, mas os interessados podemr preparar seus trabalhos  para o E-CODAF VI de 2019, que desde já está garantido.

E-CODAF, Encontro Competências Digitais para Agricultura Familiar
Data: 09 de novembro
Hora: das 08h às 21h
Certificado: 12h de carga horaria