Feira apresenta produtos alimentícios elaborados por alunos da UFPA

• Publicado: Sexta, 06 Dezembro 2019 08:43
  • Última Atualização: Sexta, 06 Dezembro 2019 08:43

Uma exposição de alimentos inovadores elaborados pelos alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) tomou conta do espaço do Vadião durante a II Feira de Tecnologia de Alimentos realizada na última terça-feira, dia 3 dezembro. O evento contou com a participação de alunos dos cursos de Engenharia de Alimentos, Nutrição e Química Industrial, que forneceram informações técnicas e gerais sobre as características particulares de cada produto exposto, assim como o seu processo de produção e os possíveis benefícios atribuídos para os consumidores.

A fim de despertar a criatividade e fortalecer o trabalho em grupo, a II Feira de Tecnologia de Alimentos carrega a continuação de uma iniciativa adotada pelo professor Renan Chisté, em 2018, para avaliar os estudantes do curso de Engenharia de Alimentos da UFPA de uma forma dinâmica, que envolvesse a aplicação dos conhecimentos teóricos iniciais dos discentes na produção de alimentos durante a disciplina ‘Princípios de Tecnologia de Alimentos’.

03.12.2019 II Feira Tecnologia de Alimentos Brito SITE 4“Logo os nossos estudantes serão futuros profissionais, e o evento marca por ser uma forma de treinamento para se colocar em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula. Isso desperta e estimula a criatividade dos nossos alunos”, explicou Camilo teixeira, professor de Química Industrial, que ressalta ainda que o objetivo principal da feira é reforçar as habilidades dos alunos para a criação de novos produtos.

Para o estudante de Engenharia Elétrica, Luciano Patrick, o evento auxilia a ter uma perspectivas diferente na forma de se alimentar, ressaltando a importância de aproveitar as sobras que, geralmente, não são utilizadas. “Estar participando da feira me ajuda a enxergar as várias possibilidades de alimentação e a importância de aproveitar e consumir as sobras dos alimentos. É possível perceber, também, uma grande economia partidas do reaproveitamento dos resíduos, o que pode vir a gerar uma nova renda”, ressaltou.

03.12.2019 II Feira Tecnologia de Alimentos Brito SITE 10Novidade da segunda edição - Neste ano, o evento se expandiu, ao apresentar e proporcionar o consumo dos produtos elaborados pelos alunos a partir da aplicação do processo de reaproveitamento dos resíduos. Além disso, os grupos e os produtos desenvolvidos participaram de uma pequena disputa, com premiação simbólica para os vencedores.

Os grupos e os produtos desenvolvidos foram avaliados pelos professores responsáveis por cada turma e por alguns convidados. Ao todos foram apresentados  20 produtos, divididos nas 3 turmas: 10 produtos da Nutrição, 7 de Engenharia de Alimentos e 3 de Química Industrial, que seguiram os critérios de avaliação, originalidade, sabor e a exposição do processo de criação aos convidados.

03.12.2019 II Feira Tecnologia de Alimentos Brito SITE 11A equipe vencedora da disputa foi formada pelas alunas de Engenharia de Alimentos, Rayssa de Souza, Geise Rosário, Danielle de Souza e Jamille Mota, que apresentaram como produto um cascalho elaborado com casca de manga e geleia de casca de manga.

"Ter a chance de colocar as mãos em prática, participar da feira já é uma sensação ótima. O objetivo da junção do nosso produto foi aumentar o valor nutricional utilizando a casca da manga pelo seu valor nutricional, bem como para da sabor ao nosso alimento criado a partir dos resíduos. Por mais que o nosso produto fosse bom, não esperávamos ganhar. Mas com muita luta e persistência nosso produto apresentou resultados, fomos premiadas e estamos muitos orgulhosas", afirma Jamille Mota.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA
Texto: Lucas Brito