Ciclo de debates e mesa 2 dia 27 de novembro de 2018 Imprimir
Sex, 09 de Novembro de 2018 11:36

O Grupo de Pesquisa Arte, Memórias e Acervos na Amazônia, cadastrado no CNPQ e ligado ao Programa de Pós-Graduação em Artes e ao Curso de Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte da UFPA, que tem como objetivo principal promover formações à sociedade, pesquisadores, graduandos, professores da academia e da Educação Básica, alicerçado no tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão, está realizando o Ciclo de Debates denominado: "Experiências educativas em artes visuais na Amazônia Paraense" com quatro mesas temáticas conforme o folder em anexo.

O objetivo do Ciclo é ampliar os preparativos para o Congresso de Ensino/Aprendizagem das Artes na América Latina: Colonialismo e Questões de Gênero, idealizado e organizado pela professora Drª Ana Mae Barbosa (USP), que acontecerá no período de 23 a 25 de Abril de 2019, em São Paulo (SESC-Vila Mariana), com a finalidade de ¨intensificar a conscientização e as ações de combate à colonização cultural, econômica, educacional e emocional".

Na oportunidade, solicitamos a Vossas Senhorias a divulgação do referido evento, informando que será ofertada certificação aos participantes e o material bibliográfico sobre o tema em debate. Não sendo necessária inscrição prévia. A próxima mesa será realizada dia 27 de novembro de 2018, 9h30 às 12h, no auditório do PPGArtes , na Magalhães Barata, em frente ao colégio Vilhena Alves.

O tema: História da Arte e o Ensino/aprendizagem das artes visuais uma questão de colonialismo? Aborda a História da Arte de base eurocêntrica e as desconstruções necessárias para uma perspectiva descolonialista.