Espetáculo Cênico "A Casa de Bernarda Alba" Imprimir
Qua, 28 de Novembro de 2018 10:58

A Escola de teatro Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio dos Cursos  Técnicos de Teatro, Cenografia e Figurino Cênico, realizarão nos períodos de 06 a 09 e de 13 a 16 de dezembro/18, em duas sessões diárias, às 18 e 20 horas, no Instituto de Ciências da Arte (ICA), o espetáculo cênico "A Casa de Bernarda Alba", dirigida pelas professoras Karine Jansen e Larissa Latif.

Esta produção coletiva é o resultado final das atividades letivas dos discentes do primeiro e segundo anos dos Cursos Técnico de Teatro, Figurino Cênico e Cenografia, denominada de Prática de Montagem.

A Casa de bernarda Alba, é uma encenação do último texto do dramaturgo e poeta espanhol Federico Garcia Lorca, escrito em 1936, poucos meses antes da prisão e morte do autor pelas tropas de Francisco Franco, no início da Guerra Civil Espanhola.

O texto conta a história da família de Bernarda Alba, mulher dominadora que vive com suas cinco filhas, uma governanta e uma criada numa aldeia rural da Andaluzia. Após a morte do marido, Bernarda impõe às filhas um luto rigoroso e sufocante, criando uma atmosfera opressiva que funciona, na dramaturgia de Lorca, como uma metáfora do sistema opressivo que se anuncia. No universo doméstico retratado, sentimentos como amor, inveja e frustração marcam a vida das personagens ao mesmo tempo em que as diferenças de classe e o lugar da mulher na tradicional e conservadora sociedade espanhola da década de 1930 são esmiuçados numa tensão crescente que explode no desfecho da trama. Considerada pela crítica a mais completa tragédia lorquiana.

A Casa De Bernarda Alba tem sido objeto de inúmeras montagens em diversos países. Obra atemporal que denuncia a supressão da liberdade, a peça também se destaca pela poesia ímpar do texto de Garcia Lorca, um dos maiores escritores do século XX, comentou a diretora do espetáculo, Karine Jansen.

Mais informações pelo fone (91) 98094.4188

Ingressos a R$10,00 inteira e R$5,00 meia.

O Instituto de Ciências da Arte (ICA) fica na Praça da República, S/N, no bairro da Campina, em Belém/PA.

Ficha Técnica:

DIREÇÃO: Karine Jansen e Larissa Latif