Exposição "Conhecendo os peixes do rio Xingu" está aberta para visitação no Campus de Altamira Imprimir
Ter, 04 de Dezembro de 2018 08:59

A exposição "Conhecendo os peixes do rio Xingu" está aberta para visitação no Laboratório de Aquicultura de Peixes Ornamentais do Xingu (LAQUAX), no Campus da UFPA de Altamira. O principal objetivo é educar a população sobre o rio e seus peixes, com destaque para a preservação das espécies. O público não precisa fazer agendamento. Somente as escolas precisam marcar a visita. A programação segue por tempo indeterminado.

Os visitantes são recebidos por alunos do Curso de Biologia, que passam informações sobre os peixes e seu modo de vida e realizam brincadeiras com jogos didáticos para fixação do conteúdo aprendido. “Ao perceber que muitas pessoas da cidade não conheciam as espécies de peixes que ocorriam no rio em frente às suas casas, muitas dessas espécies conhecidas mundialmente, como o acari-zebra, pensamos em desenvolver um projeto de educação ambiental e abrir parte do laboratório para visitação”, explica o professor Leandro Sousa, um dos coordenadores do projeto.

A programação faz parte de dois Projetos de Extensão do edital da Proex 2017. O primeiro é o projeto "Estruturando a visitação do aquário do rio Xingu na Universidade Federal do Pará, campus Altamira: difusão da biodiversidade local para a comunidade altamirense", coordenador pelo professor Leandro Sousa, no qual diferentes espécies de peixes do rio Xingu foram colocadas nos aquários, reproduzindo o habitat original para cada uma delas. Já o segundo, "Caracterização dos habitats aquáticos da Volta Grande do Xingu", coordenado pela proessora Tatiana Pereira, organizou uma demonstração com esses aquários, que está aberta aos alunos das escolas da região.

O professor Leandro Sousa explica que trazer a escola para dentro dos muros da Universidade e mostrar aos alunos a possibilidade de suas inserções nesse meio é uma forma significativa de mostrar à comunidade local que a Universidade também pertence a eles.

Exposição - Em dois dias de exposição, o aquário já recebeu a visita de 136 alunos da Escola Municipal Florêncio Filho, em Altamira, e ficará em funcionamento por tempo indeterminado. A exposição é aberta ao público, e as visitas podem ser realizadas diariamente no período das 8h às 12h e das 14h às 17h30. Já as escolas precisam fazer o agendamento e podem até solicitar o ônibus da UFPA, para o transporte dos alunos, por meio dos e-mails  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pessoalmente no laboratório de Aquicultura.

Exposição "Conhecendo os peixes do rio Xingu"
Data: tempo indeterminado.
Local:  no Laboratório de Aquicultura de Peixes Ornamentais do Xingu, no Campus de Altamira.
Agendamento e solicitação de ônibus por meio dos e-mails  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Texto: César Filho- Assessoria de Comunicação da UFPA