Programa de extensão promove oitava edição do Natal Quilombola e da Kizomba Pedagógica Imprimir
Sex, 07 de Dezembro de 2018 09:00

O programa de extensão Universidade no Quilombo, vinculado à Faculdade de Pedagogia do Campus da UFPA em Castanhal, realizou, no últimofim de semana, a oitava edição do Natal Quilombola e da Kizomba Pedagógica, na comunidade de Itaboca, em Inhangapi/Pa, sob a coordenação do professor Assunção Amaral. A programação envolveu atividades culturais, oficinas, brincadeiras e distribuição de brindes.

“O Natal Quilombola tem uma estrutura contínua, mas se diferencia, a cada ano, na sua realização, na questão dos participantes e dos convidados e na programação. É muito importante destacar que as comunidades quilombolas vêm assumindo as atividades. Os grupos de capoeira, o grupo de mães, as escolas cada vez mais vêm assumindo a parte da programação principal e esse é o diferencial”, informou o coordenador do programa, professor Assunção Amaral.

Durante a programação, a presidente da Associação Quilombola, Raimunda dos Santos Sá também falou sobre as contribuições do evento. “É muito importante o Natal Quilombola para o desenvolvimento das nossas crianças, dos nossos jovens, dos nossos idosos. E é muito gratificante poder expor as nossas apresentações, os nossos temas, a nossa negritude. Esse evento ajuda a nossa comunidade a estar mais unida com outras comunidades quilombolas que estão participando.”

Além do coordenador Assunção Amaral, o professor Francisco Valdinei dos Anjos, que atua na Faculdade de Pedagogia e participou da programação, destacou o papel social da UFPA. “A Universidade não nasce apenas como uma instituição que lida com a produção e circulação de conhecimento e a partir daí, com a formação de uma nova geração de profissionais. A Universidade está inserida no contexto social, no qual deve assumir um papel político. Então, a extensão, muito mais do que os projetos de pesquisa, tem essa característica, de fazer com que a universidade chegue aos mais diferentes lugares e estabeleça um diálogo entre aquilo que ela tem em termos de produção do conhecimento e os contextos nos quais ela atua.”

E é justamente esse diálogo, essa parceria sólida com a sociedade, voltada para a atuação e interação entre Comunidade e Universidade, um dos objetivos principais do Programa Universidade no Quilombo, pelo qual já passaram diversos alunos, especialmente do curso de Pedagogia da UFPA, como Elane Cristina Monte Lima, ex-bolsista, que relatou o significado de sua atuação nas ações do Programa.

“Esse projeto foi o meu divisor de águas. Ele fez parte de toda a minha formação durante o curso de Pedagogia. Hoje eu continuo como voluntária porque estar aqui no Quilombo de Itaboca é participar de uma segunda família. Conhecer essas pessoas foi muito importante para a minha formação.”

Quem também já atuou como bolsista e hoje segue como voluntário é o professor José Rodrigo dos Santos. Ele contou um pouco da sua história dentro do Universidade no Quilombo. “Eu iniciei no programa há 8 anos, a partir da disciplina Antropologia da Educação, onde os alunos foram instigados a virem a uma comunidade quilombola, conhecer a realidade e desconstruir um pouco a imagem de quilombo como um lugar de negros fugidos. Então, desde 2011 a gente vem fortalecendo a parceria com a comunidade de Itaboca e vem organizando atividades de valorização da cultura afro-brasileira.”

A programação de natal é mais uma das várias ações da UFPA dentro do quilombo. Desde a sua criação, o Programa Universidade no Quilombo desenvolve, ao longo de todo o período letivo, atividades socioeducativas e culturais; visitas programadas de turmas; oficinas com recursos naturais; formação de professores; produções de relatórios, artigos, livros e materiais audiovisuais.

Para conhecer mais sobre o Programa, acesse o site do Programa,  a Fan page e o Canal no youtube.

Texto: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal
Foto: Tiago Ferreira