Parfor UFPA inicia nova etapa em mais de 100 turmas Imprimir
Ter, 08 de Janeiro de 2019 09:39

A Universidade Federal do Pará (UFPA) iniciou no dia 3 de janeiro mais uma etapa intensiva de formação dos professores da Educação Básica, por meio do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). No total, A UFPA possui 110 turmas ativas no programa.

Dez dessas turmas são novas e iniciam sua primeira etapa em 2019. Elas têm polo nos municípios de Anapu, Moju, Capitão Poço, Abaetetuba, Bagre, Gurupá, Porto de Moz e Belém.

"É uma satisfação ver os professores iniciando o curso nesse programa. É um programa que já mudou o quadro de formação no Pará e ainda tem muito a oferecer nos próximos anos", afirma o coordenador geral do Parfor UFPA, Márcio Nascimento.

Para a professora Josenilda Maués, coordenadora-adjunta do Parfor UFPA, a aprovação de novas turmas sinaliza, fundamentalmente, a continuidade do programa, que teve sua última oferta no ano de 2015.

"A abertura de 10 novas turmas Parfor na UFPA compõe o resultado de uma intensa mobilização do movimento nacional #ResisteParfor em torno da formação dos docentes em exercício nas escolas das redes básicas públicas de ensino", ressalta a coordenadora.

O Parfor foi criado em 2009 com o objetivo de capacitar professores da Educação Básica sem formação adequada e completou nove anos de implantação na UFPA em 2018, levando aos municípios do interior do Pará os professores, mestres e doutores que atuam na graduação dos cursos extensivos. O Parfor UFPA já alcançou quase 14 mil professores da Educação Básica e formou mais de 7.500 docentes.

>> Clique aqui para ler mais sobre os 9 anos do Parfor

Texto: Alexandre Yuri / Ascom Parfor