Inscrições para a chamada do "Cinemas em Rede" continuam abertas Imprimir
Qui, 10 de Janeiro de 2019 08:19

O Cinemas em Rede é uma iniciativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que pretende contribuir para a criação de um circuito nacional de exibidores nas universidades, nos institutos federais e em outras instituições de educação, ciência e cultura conectadas na rede acadêmica.

A prioridade do projeto é valorizar e ampliar o acesso ao conteúdo audiovisual brasileiro, difundindo o cinema nacional em diversas localidades do País, especialmente aquelas que não possuem salas de exibição. Para isso, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e a RNP estão abrindo uma Chamada de Qualificação, com o intuito de mapear os cinemas e os exibidores das universidades e dos institutos federais, conhecer suas condições de trabalho (equipamentos e pessoal) e, assim, formular estratégias para qualificação dessas iniciativas, com vistas à formação do circuito nacional.

A Chamada de Qualificação é, então, uma convocatória para o conhecimento dos cinemas, dos cineclubes, das mostras e dos festivais audiovisuais realizados nas universidades e nos institutos federais. Para este levantamento, foi desenvolvida uma plataforma Web, por meio da qual os exibidores podem se cadastrar e disponibilizar informações sobre suas atividades e suas condições de trabalho, como equipamentos, conteúdos exibidos, equipes envolvidas, espaços utilizados, entre outras informações.

Os interessados podem se cadastrar entre o dia 21 novembro de 2018 e 1º de março de 2019. Após este período, as informações fornecidas serão analisadas e difundidas por meio de uma publicação digital e impressa, com a cartografia dos exibidores das instituições de educação, ciência e cultura usuárias da RNP.

Para participar, basta se cadastrar no site.

Texto e arte: Divulgação