E-mail
Faculdade de Medicina da UFPA completa 100 anos Imprimir
Escrito por Administrator   
Sex, 11 de Janeiro de 2019 08:16

Responsável pela formação de quase 8 mil médicos no estado do Pará, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará acaba de completar 100 anos. Diversas atividades acadêmicas, científicas e culturais vão compor as comemorações pelo centenário da FAMED, durante o ano de 2019. A programação teve início nesta quarta-feira, dia 9 de janeiro, com a solenidade de abertura, realizada no Salão Nobre da FAMED, na avenida Generalíssimo Deodoro.

O evento foi marcado por homenagens a diretores e ex-diretores, docentes, alunos egressos e técnicos, além de uma palestra sobre a história de criação da Faculdade de Medicina, proferida pelo professor José Abreu Junior, e da apresentação musical do professor Milton Monte. Durante a cerimônia, também foi apresentado o selo comemorativo dos 100 anos da Faculdade. A concepção da identidade visual é da Oficina de Criação da Faculdade de Comunicação da UFPA.

Atualmente, a Faculdade de Medicina possui 940 alunos matriculados e um corpo docente formado por 232 professores, a maioria deles com doutorado. Desde 2010, a FAMED vivencia uma intensa reestruturação acadêmica (projeto pedagógico).

A diretora da Faculdade, Tânia Costa, acompanhou algumas mudanças no curso e falou do compromisso e da dedicação à frente da sub-unidade. “Aqui eu fiz toda a minha formação, desde a graduação ao meu doutorado, por isso me sinto muito comprometida profissionalmente com esta Casa. Também há o lado pessoal, do coração, que sempre esteve ligado ao ensino, aos professores, técnico e alunos, enfim, é um amor incondicional por tudo o que fazemos aqui”.

O vice-reitor, professor Gilmar Silva, esteve representando o reitor Emmanuel Tourinho, durante a cerimônia. Em seu pronunciamento, ele destacou o papel estratégico da Instituição em atender às demandas da sociedade por meio da formação de médicos, e que a Administração Superior, mesmo diante das limitações financeiras, tem trabalhado para garantir novos avanços. “Temos dialogado permanentemente com os diretores do Instituto de Ciências da Saúde e da Faculdade de Medicina, para que possamos avançar na formação e preparação de profissionais de Medicina e assim poder atender a sociedade que tanto precisa de atendimento de profissionais médicos em nosso estado.”

A diretora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Eliete Araújo, também parabenizou todos os que fizeram e fazem parte da história da Faculdade e ressaltou o desafio que é gerenciar um curso como o de Medicina. “Nós temos um contingente de alunos e professores que diferencia o curso de Medicina dos outros. É um curso complexo, que dificulta muito organizar e gerenciar tudo isso, mas com a ajuda, com o empenho e compromisso de todos que fazem a Faculdade e, sem dúvida, com toda a sensibilidade da Administração Superior, nós temos obtido avanços”.

A história da Faculdade de Medicina - O Curso de Medicina da UFPA tem sua origem na Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará, fundada em 09 de Janeiro de 1919, por médicos paraenses liderados pelo professor Camillo Salgado, com o apoio da Associação Científica do Pará.

Em 1º de maio do mesmo ano, a Faculdade foi instalado no Ginásio Paes de Carvalho e quatro anos depois passou a funcionar no prédio localizado no Largo de Santa Luzia, onde permanece até hoje. No dia 3 de janeiro de 1950 foi federalizada pela Lei 1049 e, posteriormente, foi integrada à Universidade Federal do Pará no ato de sua criação.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br