Aplicativo desenvolvido na UFPA ajuda no tratamento de Alzheimer em idosos Imprimir
Sex, 11 de Janeiro de 2019 08:40

Cada vez mais a tecnologia tem se tornado aliada no tratamento de diversas doenças. Com o objetivo de utilizar este advento para estimular a cognição de idosos, sobretudo os que sofrem de Alzheimer, a professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Kátia Omura, e a aluna Alanna Ferreira, da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO), com apoio do estudante Ailson Freire, do curso de Engenharia da Computação, desenvolveram o aplicativo MemoryLife. O aplicativo, que já tem mais de 1000 downloads, possibilita aos usuários trabalhar suas funções cognitivas.

O projeto, iniciado em 2016, a partir de uma competição promovida pelo Universitec, onde Kátia Omura,  Alanna Ferreira e Ailson Freire foram selecionados para receber mentorias e outras capacitações para alavancar a ideia, está associado ao projeto de pesquisa “MemoryLife: Aplicativo para estimulação cognitiva de idosos”, que visa verificar o impacto do uso do aplicativo nas funções cognitivas de idosos com Alzheimer. O projeto é um dos contemplados pelo edital Eixo Transversal, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA.

Kátia Omura explica que o aplicativo tem o objetivo de ajudar os idosos a manterem as suas funções cognitivas por mais tempo, retardando a evolução da doença, mantendo-os mais independentes nas suas atividades diárias, além de incluí-los digitalmente. “Acredito que primeiro de tudo é a oportunidade de colocar o idoso em contato com este tipo de tecnologia, incluindo-o digitalmente. Percebemos que muitos deles têm interesse de se apropriar deste tipo de tecnologia, ou já até utilizam, mas com outros fins. Além disso, o aplicativo é uma tecnologia relativamente barata e acessível à população, tendo um maior alcance”, ressalta.

MemoryLife – O aplicativo conta com jogos divididos nas categorias de memória e lógica, com diferentes níveis, para treinar os aspectos cognitivos mais afetados pela doença. Todos os jogos remetem ao cotidiano dos usuários, sempre relacionados a suas atividades diárias.

Uma nova versão do MemoryLife será testada por idosos da Unidade de Atendimento à Pessoa Idosa Nosso Lar Socorro Gabriel e por integrantes da Associação Brasileira de Alzheimer - ABRAZ-PA. A atualização contará com avaliação cognitiva dentro do aplicativo, para que o usuário e seu familiar possam acompanhar a evolução do idoso, gerando dados importantes para os desenvolvedores, profissionais e usuários do aplicativo. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente aqui.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução/app