Alunos de escola quilombola visitam a UFPA por meio do Programa Conexões de Saberes Imprimir
Seg, 14 de Janeiro de 2019 08:35

O Programa Conexões de Saberes recebeu uma visita especial na UFPA: 38 crianças quilombolas. O encontro ocorreu na quarta-feira, dia 9 de janeiro. Com o intuito de aproximar a Educação B ásica da universidade, os estudantes da Escola Quilombola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro II – Furo do Maracujá/Baixo Acará puderam conhecer a Instituição e realizar diversas atividades no Campus.

A visita foi uma articulação do Programa Conexões de Saberes, da UFPA, coordenado pela professora Maria José Aviz do Rosário (NEB/UFPA), que atua na escola desde o início do ano letivo de 2018 pela professora Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues (IEMCI/UFPA), pelo diretor Edvaldo Lobato e pelos professores da Escola.

A programação possibilitou a troca de experiências entre os alunos da Educação Básica e os discentes da graduação, aproximando as crianças da comunidade e do campus universitário.

Também teve como objetivo ampliar as possibilidades de leitura e escrita, pela troca de cartas e bilhetes entre voluntários residentes em Belém, que doaram livros e gibis, e alunos da Educação Infantil ao 9° ano. A atividade articulada foi uma das que integram o Plano de Pós-doutoramento da professora Isabel Rodrigues, intitulado "Etnografia da Práticas de leitura e escrita de histórias na Amazônia paraense”.

Para o professor Jesus Costa, colaborador voluntário e ex-bolsita do programa, a vinda das crianças à universidade é de fundamental importância no contexto da Escola Básica e da própria dinâmica da UFPA, pois é o momento em que os educandos podem conhecer a universidade e perceber que a universidade pública é um espaço, também, pertencente a eles, compreendendo que, um dia, eles podem e devem ocupar esse meio acadêmico.

“Também para nós, professores, é momento de sair das circunferências da escola e proporcionar, aos nossos estudantes, outros momentos e espaço de aprendizagem, tal qual é a universidade”, acrescenta.

Os alunos visitaram o museu de Geociências, acompanhados pelo técnico Pabllo Henrique Costa dos Santos e dois bolsistas do PET Geologia. Conheceram o Prédio da Reitoria, onde foram recepcionados pelas Técnicas Silvana Nascimento (Proex) e Alexandra, e, por fim, visitaram o Instituto de Ciências e Educação Matemática (IEMCI), onde foram recebidos pelos representantes do Instituto, pelo projeto encantARTES e Club de ciências da UFPA.

Programa Conexões de Saberes - Diálogo entre a Universidade e as comunidades populares. Foi criado por iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secadi), em cumprimento às suas atribuições de responder pela formulação de políticas públicas de valorização da diversidade e promoção da equidade na educação, auxiliando a permanência de jovens das comunidades populares na universidade. Está em execução na UFPA desde 2005.

Objetiva a valorização e o fortalecimento acadêmico dos estudantes em condição de vulnerabilidade social e acadêmica, por meio de projetos que ofereçam aos jovens vinculados às instituições públicas de ensino superior, a possibilidade de desenvolver conhecimentos científicos e de intervir em prol das comunidades populares e de baixa renda, principalmente, junto às crianças, adolescentes e jovens, nas escolas públicas estaduais e municipais de Educação Básica.

Na UFPA, campus do Guamá, o Programa é realizado/mantido com recursos da própria Instituição (Proex/UFPA), atuando em 4 escolas: Escola André Avelino/Ananindeua; Escola Consuelo e Sousa/ 40 horas- Ananindeua; Escola Celso Malcher/Terra Firme/Belém; Escola Quilombola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro II - baixo Acará; e na comunidade Santa Helena e Jardim Botânico/Ananindeua.

Com os projetos “Circuito de leitura: lendo para ser feliz” e “Conectando Saberes no Ensino Médio” e ainda com a produção de vídeos; oficinas; mesas-redondas; apresentação de trabalhos em eventos científicos/culturais locais, regionais e nacionais; construção, articulação e fortalecimento do Fórum de Acompanhamento e Avaliação do projeto de Cotas UFPA.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA