E-mail
UFPA disponibiliza diversos espaços para realização de eventos científicos, políticos e culturais Imprimir
Escrito por Administrator   
Ter, 15 de Janeiro de 2019 08:24

A Universidade Federal do Pará (UFPA) possui, em média, 35 auditórios e 16 miniauditórios, localizados no Campus Universitário, e realiza diversas programações anualmente, que englobam todos os públicos da Região Metropolitana de Belém. Mais de 50% dos auditórios estão disponíveis para reservas e execução de eventos científicos, políticos e culturais.

O coordenador de Cerimonial da UFPA, Almir Miranda, relata que a Universidade é conhecida por abrigar vários eventos em Belém. "Os espaços da Universidade são referências. A demanda para solenidades, varia desde formaturas até acontecimentos nacionais. No próprio município, não há um espaço como o Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN): Um espaço com uma estrutura de auditório, capaz de abrigar programações pequenas, médias e grandes", declara.

A Universidade não sedia somente eventos científicos, ela também é um espaço para a realização de eventos de diversos tipos e de público que envolvem a comunidade, como: musicais, artísticos e interativos. "A UFPA não está aberta e relacionada somente a eventos científicos, também é um espaço para a organização e a manifestação de eventos políticos e culturais, pois eles também fazem parte do universo acadêmico", ressalta o pró-reitor de Pesquisa, professor Rômulo Angélica.

O pró-reitor também destaca que o segundo semestre do ano é o que possui mais demanda de agendas: "Nós temos uma quantidade de oferta grande para a realização de eventos técnico- científicos locais, regionais e até internacionais, mas, por diversas razões logísticas e de calendário, e mesmo de recursos, a grande quantidade dos eventos na UFPA acaba ocorrendo, no caso, em agosto, em setembro e depois do Círio", esclarece.

Cada instituto da Universidade possui um auditório, e algumas faculdades são responsáveis por miniauditórios, que ficam disponíveis para professores e alunos da Instituição. A capacidade dos espaços varia entre 25 e 1000 pessoas. Os espaços são reservados por meio de solicitação, via memorando, direcionada ao diretor do instituto ou da faculdade em que se deseja realizar o evento. Eles são propícios para a realização de defesas, seminários, palestras, apresentações culturais etc.

Faculdades externas da UFPA também podem fazer a reserva dos espaços. É necessário que se entre em contato com a secretaria dos institutos em que o espaço desejado está localizado, para que as instruções sejam dadas.

Poucos espaços cobram taxas para a reserva e utilização do local. Algumas faculdades cobram apenas uma pequena taxa de manutenção, para que o local seja cuidado e mantido em boas condições para abrigar os eventos.Você pode conferir aqui as informações sobre os auditórios da Universidade, como: contato, instituto ou faculdade em que está localizado, pessoa responsável e taxa cobrada.

Texto: Vagner Mendes - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Yuri e Alexandre de Moraes

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br