E-mail
Projeto Nossa Biblioteca ensina cidadania a crianças e a adolescentes por meio da leitura Imprimir
Escrito por Administrator   
Qui, 17 de Janeiro de 2019 08:24

Com a concepção de que a leitura pode ser um diferencial na formação de cidadãos, o Espaço Cultural Nossa Biblioteca atende a crianças e a adolescentes em situação de vulnerabilidade, desde sua criação em 1977. O projeto, que tem parceria com a Faculdade de Biblioteconomia (FaBib) da UFPA, oferece consulta e empréstimo de livros, oficinas de teatro, dança, musicalização e literatura, curso de redação Pré-Enem, entre outras atividades. A missão é contribuir para a difusão da leitura, do livro e do conhecimento como ferramentas essenciais à autonomia e à melhoria da qualidade de vida das pessoas e das comunidades na Amazônia.

História - O Espaço Cultural Nossa Biblioteca surgiu da iniciativa de irmãs da Sociedade das Missionárias Médicas, que realizavam ações com crianças em situação de rua, por meio de atividades de apoios pedagógico e lúdico, no bairro Guamá, em Belém. Percebido o interesse pela leitura e a ausência de espaços para acessar o livro, iniciou-se a primeira Biblioteca Comunitária.

Com atividades de movimento popular, ampliou-se para atender a novas demandas das comunidades organizadas, transformando-se, assim, em um espaço em que a comunidade podia realizar diversas atividades culturais, como teatro, música, dança, mediação de leitura, além de ser um centro de debates e encaminhamentos das lutas por melhores condições de vida da comunidade do Guamá.

O projeto acredita na leitura como direito humano e busca a garantia de acesso ao livro como ferramenta de transformação social, que possibilita a mudança do cenário para a construção de uma sociedade leitora, capaz de mudar sua realidade por meio da construção de um bairro, e uma cidade leitora.

Parceria com a UFPA – Há alguns anos, a Faculdade de Biblioteconomia (FaBib) da UFPA passou por um período de cooperação com o Espaço Cultural, o que permitiu que alunos do curso pudessem realizar extensão curricular na biblioteca. No último ano, com o Projeto “Leitura, informação e cidadania no bairro do Guamá”, foi possível integrar uma aluna da faculdade ao quadro de colaboradores do Espaço, como bolsista de extensão.

“A gente compreende a biblioteca como tendo uma função libertadora e transformadora, que dá possibilidade de acesso ao mundo do conhecimento. Quando a pessoa tem acesso a esse mundo, aliás em uma função que se alinha muito com a da Universidade, ela se torna uma outra pessoa, um estudante melhor, cidadão melhor, profissional melhor, capaz de participar de forma ativa e com qualidade nas decisões da sua comunidade, da sua instituição”, explica o professor da UFPA, Hamilton Oliveira.

Serviço:
Espaço Cultural Nossa Biblioteca
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18. Funciona também aos sábados, esporadicamente, conforme programação específica.
Endereço:: Rua 25 de Junho, número 214 , Bairro Guamá, em Belém, Pará

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Arquivo / Ascom-UFPA (Laís Teixeira)

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br