Projeto Universidade Aberta de Abaetetuba seleciona alunos para curso pré-vestibular gratuito Imprimir
Qui, 07 de Fevereiro de 2019 08:33

Com o intuito de formar cidadãos e intensificar atividades de pesquisa, ensino e extensão, o campus de Abaetetuba está com inscrições abertas até o dia 15 de fevereiro, para o processo seletivo do Projeto UniversidadeAberta de Abaetetuba (PUAA 2019). Criado para oferecer aulas de todas as disciplinas exigidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o projeto promove um curso pré-vestibular gratuito.

As 45 vagas ofertadas pelo projeto são direcionadas para os vestibulandos em situação de vulnerabilidade socioeconômica que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio ou que já o tenham concluído, e que comprovem estudar ou ter estudado todo o Ensino Médio em escola pública. As aulas serão ministradas de segunda a sábado, no horário das 07h às 12h.

A Coordenadora Discente do PUAA, Beatriz Sagica do Carmo, explica a importância de oferecer o curso de forma gratuita. “Os jovens em vulnerabilidade social possuem uma Educação Básica comprometida. Por isso, o projeto vem com o intuito de abrir novos horizontes e promover a acessibilidade educacional, independentemente de variação cultural ou segregação racial”.

Inscrições – Quem estiver interessado em participar do cursinho deve realizar a inscrição até o dia 15 de fevereiro, no horário das 9h30 às 17h30, no Diretório Acadêmico do campus universitário. O candidato precisa apresentar o formulário de inscrição preenchido, cópia do RG e CPF, comprovantes de matrícula (atualizado), cópia do certificado do Ensino Médio ou cópia do boletim escolar (caso já o tenha concluído), cópia de comprovante de residência, questionário socioeconômico preenchido e histórico escolar.

Prova – A seleção para o PUA será por meio de uma prova com 40 questões, a qual será realizada no dia 26 de fevereiro. A prova é objetiva e conta com perguntas de Português, Matemática, História, Química, Física, Biologia, Geografia e Sociologia, mais a redação, a ser escrita em 30 linhas.

O tempo máximo para a resolução do simulado é de 4 horas. A prova será aplicada no campus de Abaetetuba no horário das 8h às 12h. O resultado será publicado no dia 28 de fevereiro, às 17h.

PUAA - O Projeto Universidade Aberta de Abaetetuba é uma parceria da Coordenação Geral do campusuniversitário de Abaetetuba com o Diretório Acadêmico da UFPA (campus de Abaetetuba). A ação é desenvolvida no campus desde o ano de 2013. O projeto envolve alunos de todas as licenciaturas, os quais ministram aulas, planejam e executam oficinas, gincanas, simulados dentre outras ações, para um público de 40 alunos. Os resultados foram satisfatórios: cerca de 50% dos quase 150 alunos atendidos pelo projeto nos anos de 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017 já estão cursando nível superior em Instituições Públicas (UFPA, IFPA, UEPA, UFRA) ou via PROUNI em Instituições Privadas.

Processo Seletivo do Projeto Universidade Aberta – campus de Abaetetuba

Data: até o dia 15 de fevereiro
Local: Diretório Acadêmico do campus universitário de Abaetetuba
Hora: das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30
Mais informações no Edital.

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes