E-mail
Escola de Música da UFPA abre inscrições para Curso Livre de Música Imprimir
Escrito por Administrator   
Sex, 08 de Fevereiro de 2019 08:54

A Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) está com inscrições abertas para o preenchimento das 256 vagas no Curso Livre de Música. Ao todo são 18 cursos ofertados para candidatos iniciantes ou com conhecimento musical. As aulas são presenciais e estão previstas para se iniciar no primeiro semestre de 2019. As inscrições vão até o dia 12 de fevereiro e serão feitas exclusivamente on-line.

O Curso Livre de Música é um Projeto de Extensão Institucional da EMUFPA que tem como objetivo atender à demanda de formaçãoo musical inicial anterior aos cursos técnicos. As aulas serão ministradas com carga horária semanal de duas horas.

Os cursos ofertados em 2019 são: canto lírico, canto popular, contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico, editoração de partituras, fagote, flauta transversal, oboé, piano, saxofone, teoria musical elementar, trombone, trompa, trompete, tuba e eufônio, violão clássico, viola de arco, e violoncelo. As aulas serão realizadas de 11 de março a 19 de junho de 2019.

Inscrições – Para se candidatar, é necessário que o interessado preencha a ficha de inscrição disponível on-line e pague a taxa de inscrição de R$ 50,00 reais no banco do Brasil até o dia 12 de fevereiro. Para efetivar a inscrição, o candidato deve enviar, via e-mail ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ), os seguintes documentos: cópia da GRU, comprovante de pagamento, documento oficial de identidade com foto (ambos os lados quando cabível), e CPF.

Seleção – A seleção será realizada através de exame prático que será realizado no dia 24 de fevereiro, a partir das 8h. Será necessário que o candidato apresente documento oficial com foto. Não será disponibilizado instrumento para realização do processo seletivo, por isso os candidatos deverão levar o instrumento musical em que pretendem se iniciar (exceto iniciantes de contrabaixo acústico, fagote e piano).

Para iniciantes, o processo seletivo ocorrerá por meio de teste de aptidão, para verificar a resposta aos estímulos musicais. Já para os demais candidatos, com conhecimento musical, a seleção será por meio de teste de execução musical.

EMUFPA – A Escola de Música da UFPA tem o obejtivo de atender à demanda de formação musical inicial anterior aos cursos técnicos. Em um prédio amplo e moderno, localizado na Av. Conselheiro Furtado, n˚ 2007, a EMUFPA oferece salas de aula/ensaio de diversos tamanhos, espaço de convivência, auditório, biblioteca, entre outros espaços.

A EMUFPA possibilita a inclusão dos alunos do curso técnico e o fortalecimento das ações de pesquisa e extensão, por meio de grupos e projetos. Aproximadamente 350 alunos estão matriculados nos cursos livres, básicos e técnicos. O quadro docente conta com 50 professores, a maioria composta por especialistas, mestres e doutores.

Dentre os grupos residentes da EMUFPA estão a Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, a Orquestra Sinfônica Paulo Keuffer, a Orquestra de Violoncelistas da Amazônia,  a Orquestra Infantil de Violinistas Lícia Arantes, a Orquestra Infanto-Juvenil Helena Maia, a Orquestra Concertistas da EMUFPA, a EMUFPA Jazz Band, a SAM Band Pará, a Banda Sinfônica da EMUFPA, a UFPA Cello Ensamble, o Quinteto de Sopros, Duo Azulay e o Trio de Jazz da EMUFPA.

Serviço:

Processo Seletivo para o Curso Livre de Música - EMUFPA

Hora: das 8h às 12h e das 14h à s 18h
Data: até 12 de fevereiro.
Local: EMUFPA - Av. Conselheiro Furtado, nº 2007
Mais informações no Edital.
Formulário de Inscrição on-line aqui

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação EMUFPA

 

Copyright © 2016 Instituto de Ciências da Arte - UFPA

Avenida Presidente Vargas, S/N, Praça da República - Belém - Pará - Brasil, CEP 66017-060 - Tel: Secretaria: (91) 3241-5801, Fax: (91) 3241-8369. E-mail: ica@ufpa.br