Progep aumentou número de capacitações e oportunidades de qualificação para servidores da UFPA em 2020

• Publicado: Terça, 02 Fevereiro 2021 08:20
  • Última Atualização: Terça, 02 Fevereiro 2021 08:20

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), dobrou, em 2020, o número de certificações em ações de capacitação e ampliou as oportunidades de qualificação em nível de educação formal (mestrado e doutorado) para os servidores da UFPA.

No total, 4.624 certificações foram emitidas com a oferta de 62 eventos de capacitação em 2020, número recorde na série do Plano de Desenvolvimento Institucional vigente (PDI 2016-2025). O alcance dessa marca se deve à expansão da oferta de eventos a distância e consequente aumento da média de concluintes por curso, que subiu de 22 (2019) para 72 servidores (2020).

A parcela de 1.531 dessas certificações é fruto de parcerias com outras unidades da UFPA. A expectativa para 2021 é potencializar ainda mais esse alcance e ampliar a autonomia das unidades por meio do “Programa Redes de Desenvolvimento”, com previsão de lançamento em março.

“Em 2020, tivemos ainda aumento na proporção de certificação de professores, que subiu para 40%; a manutenção do alto percentual de participação de servidores dos campi do interior em 25%; e a redução da taxa de abandono de cursos, que caiu para 22%. Em 2021, daremos continuidade às iniciativas de educação a distância, à descentralização das atividades por meio do Programa Redes de Desenvolvimento e ao apoio à qualificação do nosso quadro”, pontua  Ícaro Pastana, Diretor do Capacit.

Sobre as oportunidades de educação formal, foram ofertadas duas turmas de mestrado exclusivas para servidores em parceria com o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA): Mestrado em Economia Aplicada (PPGEA) e Mestrado em Administração (PPGAD). Com esses acréscimos, a Progep acumulou um total de 54 vagas negociadas para qualificação dos servidores da UFPA no ano passado.

Proquali – Outro acontecimento importante em prol da qualificação dos servidores foi a criação do Programa de Auxílio à Qualificação (Proquali). O programa deve conceder, ainda no primeiro semestre de 2021, 58 auxílios em parcela única a docentes e a técnicos administrativos estudantes de graduação e de pós-graduação.

“Esses números positivos são resultado do esforço da Progep em promover a valorização e o desenvolvimento dos servidores da UFPA, o que possibilita diretamente a prestação de um serviço público de mais qualidade, otimizando o alcance dos resultados e o cumprimento da missão institucional”, ressalta o Pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Raimundo Almeida.

Os resultados das ações de capacitação e desenvolvimento de servidores realizadas pela Progep em 2020 podem ser conferidos aqui.

Texto e arte: Assessoria Progep