Laboratório da UFPA participa da elaboração do 3º Plano Diretor para o Desenvolvimento da Informação e Tecnologia de Informação em Saúde

• Publicado: Sexta, 28 Mai 2021 09:03
  • Última Atualização: Sexta, 28 Mai 2021 09:03

Para possibilitar que o Brasil acompanhe os avanços e os recuos em andamento no Sistema Único de Saúde (SUS), foi elaborado o 3º Plano Diretor para o Desenvolvimento da Informação e Tecnologia de Informação em Saúde (3º PlaDITIS). O Laboratório de Monitoramento de Avaliação em Saúde (MASA), do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA (ICS), é um dos colaboradores dessa produção. O objetivo é divulgar e cumprir a política pública de Informação e Tecnologia de Informação em Saúde (ITIS).

Organizada pelo Grupo Temático Informação em Saúde e População (Gtisp), da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o Plano Diretor é composto por dimensões relevantes e transdisciplinares para as áreas do conhecimento que envolvem a Tecnologia da Informação em Saúde. Por meio de seus conteúdos, visa garantir fundamentação teórica e subsídios para a reflexão sobre a produção e o uso da informação e de suas tecnologias no âmbito do SUS e da Saúde Coletiva.

“O 3º PlaDITIS transborda às margens do presente documento. Sua própria elaboração coletiva suscitou amplo processo de reflexão crítica e propositiva ao envolver entidades de ensino e pesquisa, instituições de serviços de saúde, instâncias produtoras, gestoras e usuárias de ITIS das três esferas de governo, de todas as regiões do país e representações da sociedade”, afirma a professora Liliane Nascimento, coordenadora do MASA.

Segundo a professora Liliane, o documento possui grande importância, uma vez que expõe dados e perspectivas relevantes. Neste tempo, a informação e suas tecnologias se inserem em diversas expressões da vida. Dessa forma, estão presentes no debate acadêmico, político e econômico de todas as áreas do conhecimento.

GTISP PLADITIS 1Sobre o 3º PlaDITIS - O plano é realizado pela Abrasco, associação constituída por instituições de ensino, pesquisa ou serviços que desenvolvem formação de trabalhadores graduados e pós-graduados em Saúde Coletiva. A iniciativa possui a missão de apoiar indivíduos e instituições ocupados com o ensino de graduação e pós-graduação, a pesquisa, a cooperação e a prestação de serviços em Saúde Pública, objetivando a ampliação da qualificação profissional, o fortalecimento da produção de conhecimento e o aprimoramento da formulação de políticas de saúde, educação e ciência e tecnologia para o enfrentamento dos problemas de saúde da população brasileira.

Por meio de suas cinco dimensões, o documento abarca as mais diversas áreas. São estas dimensões: Governança e gestão da informação e tecnologia de informação e comunicação em saúde (ITICS); Pesquisa, desenvolvimento e inovação na área temática ITICS; Ensino e formação permanente de equipe de Informação e TIC em saúde; Ética, privacidade e confidencialidade; Informação e TIC em saúde: democracia, controle social e justiça cognitiva.

“Ao abranger propostas dos mais diversos segmentos da sociedade, o 3º PlaDITIS procura garantir que a complexa diversidade de contextos políticos e tecnológicos do país esteja contemplada como a resultante de ciclos de debates, em uma espiral ascendente virtuosa: democrática, participativa e solidária”, declara a professora Liliane Nascimento.

A colaboração do MASA na construção do documento iniciou em 2019, por meio dos encontros do Gtisp na ENSP/Fiocruz, e depois através de encontros coletivos e produções remotas. É necessário destacar que o 3º PlaDITIS é fruto do consenso de dezenas de autores. A elaboração coletiva gerou amplo processo de reflexão crítica e propositiva ao envolver entidades importantes no país.

MASA - O Laboratório de Monitoramento e Avaliação em Saúde da Amazônia (MASA) é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade (PPGSAS) do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UFPA. Visa desenvolver e apoiar pesquisas sobre sistemas de informação em saúde, com estudos sobre indicadores, gestão e políticas de saúde, assim como estar articulado diretamente às Secretarias de Saúde e COSEMS. Está preparado para trabalhos interinstitucionais que priorizam a ciência baseada em evidências, com retorno direto à melhora do sistema de saúde e da vida das pessoas e da coletividade.

O MASA realiza webinários e webconferências para esclarecer sobre aspectos da Covid-19 e para informar conteúdos relacionados à saúde, como o aumento de casos de câncer, sarampo e outros agravos. O grupo também discute e incita o debate sobre a LGPD e dados sensíveis em saúde, refletindo sobre a importância das pesquisas e a segurança dos dados. A divulgação e a transmissão ao vivo são feitas pelo Instagram e pelo Canal do YouTube. Geralmente, ocorre uma atividade on-line por mês. As transmissões ficam gravadas para acesso posterior ao conteúdo.

3º Plano Diretor para o Desenvolvimento da Informação e Tecnologia de Informação em Saúde.

Link do 3º PlaDITIS

Webinários e webconferências Laboratório de Monitoramento e Avaliação em Saúde da Amazônia (MASA).

Webinários e webconferências (transmissões) no Canal do YouTube.

Mais informações, no Instagram ou no Facebook

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA