Professor João Mattar fará Aula Inaugural 2021 da Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior

• Publicado: Quinta, 10 Junho 2021 09:26
  • Última Atualização: Quinta, 10 Junho 2021 09:26

O professor João Mattar, referência no debate sobre metodologias ativas e inovação em processos de ensino-aprendizagem, ministrará, no dia 14 de junho, às 17h, a Aula Inaugural  do Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (Nitae²) da Universidade Federal do Pará. A aula, que tem como tema “Metodologias de Pesquisa para Metodologias de Ensino-Aprendizagem”, será aberta ao público e transmitida ao vivo pelo YouTube.

Durante a aula, João Mattar apresentará algumas metodologias de abordagens mistas, que podem ser utilizadas em pesquisas sobre metodologias ativas, blended learning e Educação a Distância no Ensino Superior. O tema escolhido para a aula segue os objetivos do curso de Mestrado Profissional em Ensino ofertado pelo PPGCIMES e forma recursos humanos aptos a conceber, desenvolver, testar e avaliar processos, produtos e metodologias criativas e inovadoras voltadas para o ensino-aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento.

O evento marca ainda o início do quinto ano de funcionamento do PPGCIMES, programa que trabalha no desenvolvimento de pesquisas que exploram diferentes recursos da Comunicação, da Educação e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), de modo a propor soluções criativas e inovadoras para os desafios contemporâneos impostos a estudantes e professores.

Sobre o convidado - João Mattar é docente e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais (GPTEd), certificado pelo CNPq. Além disso, atualmente ele é diretor de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e leciona também no Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas na Universidade Santo Amaro (Unisa) e no Mestrado em Recursos Digitais em Educação, na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Santarém (Portugal).

O professor é mestre em Tecnologia Educacional pela Boise State University, doutor em Letras pela USP, e pós-doutor na Stanford University, na qual também foi pesquisador visitante entre 1998-1999. Entre as obras de sua autoria, referência para estudos sobre educação e tecnologias, destacam-se os livros “Metodologia Científica na Era da Informática” (2005/2017), “ABC da EaD: a educação a distância hoje” (2007), “Filosofia da Computação e da Informação” (2009), “Games em Educação: como os nativos digitais aprendem” (2009), “Guia de Educação a Distância” (2010), “Tutoria e Interação em Educação a Distância” (2011), “Web 2.0 e Redes Sociais na Educação” (2013), “Design Educacional: educação a distância na prática” (2014) e “Metodologias Ativas para a Educação Presencial, Blended e a Distância” (2017).

Aula Inaugural 2021 – Metodologias de Pesquisa para Metodologias de Ensino-Aprendizagem do PPGCIMES UFPA

Convidado: Prof. João Mattar (PUC-SP)

Data: 14 de junho de 2021

Horário: às 17h

Plataforma de acesso: www.bit.ly/ppgcimes2021.

Texto e arte: Divulgação