PPGSA realiza série de lives sobre Educação e reexistência quilombola

• Publicado: Segunda, 21 Junho 2021 09:00
  • Última Atualização: Segunda, 21 Junho 2021 09:00

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFPA) promove, entre os dias 21 e 25 de junho, uma programação de lives intitulada “Educação e reexistência quilombola nos territórios: contextualizando Paulo Freire ,Grada Kilomba, Lélia Gonzalez e Frantz Fanon”. O evento virtual vai reunir discentes e docentes do PPGSA,  mas é aberto a outros estudantes interessados na temática.  As lives serão transmitidas no canal do evento na Plataforma do YouTube e as inscrições poderão ser feitas durante o evento.

‘No ano em que se comemora o 100º aniversário de nascimento de Paulo Freire, propomos um diálogo entre as pesquisas de um  grupo de estudantes quilombolas e as ideias contemporâneas desse pedagogo, juntamente com  as de outros  pensadores como Grada Kilomba, Lélia Gonzalez e Frantz Fanon”, explica o professor Rodrigo Peixoto, docente do PPGSA.

A série inicia dia 21, às 18h, com a Conferência de abertura “Abordagens autobiográficas com referência em Grada Lilomba”, com Reinaldo Fleuri (UFSC). No dia 22, será a vez de abordar “Lélia Gonzalez e a perspectiva interseccional nos territórios”. O dia 23 terá como tema “O diálogo entre a comunidade e a escola quilombola com referência em Paulo Freire”. Já o dia 24 foi reservado para falar sobre “Frantz Fanon e o conhecimento que influencia a vida nos territórios”. Por fim, no dia 25, serão abordados os “Desafios e perspectivas emergentes para uma reexistência quilombola nos territórios”. Para saber mais, acesse a programação completa aqui.

Protagonismo - Pós-graduandas (os) quilombolas, na interface entre universidade e comunidade, observam e discutem suas vivências e devolvem conhecimentos aos territórios, como agentes transformadores dos contextos em que se constituem. Fazem isso de acordo com suas perspectivas subjetivas, muitas vezes autobiográficas, não neutras e assim produzem conhecimentos situados e engajados.

"Tudo isso traz importantes significados epistêmicos , o que os torna protagonistas  desse evento, ao lado de debatedores/as que irão contribuir para suas pesquisas", ressalta o professor Rodrigo Peixoto.

Texto: Assessoria IFCH/UFPA