Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Livro traz narrativas sobre a relação entre a sociedade e os museus belenenses

  • Publicado: Terça, 22 Junho 2021 11:13
  • Última Atualização: Terça, 22 Junho 2021 11:13
  • Acessos: 344

No dia 24 de junho, será lançado, de forma on-line, o e-book Camadas de memórias do patrimônio musealizado: Museu do Forte do Presépio, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Bosque Rodrigues Alves. A obra é fruto de pesquisa sobre o patrimônio em Belém do Pará, que teve como objetivo estimular a ampliação da consciência cultural diante das desafiadoras transformações na contemporaneidade. O lançamento do e-book terá transmissão pelo canal do Grupo de pesquisa Arte, Memórias e Acervos na Amazônia (CNPq/UFPA) no Youtube

A obra, organizada pelas professoras Rosângela Britto e Marisa Mokarzel, do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA (PPGArtes), é uma coletânea de artigos provenientes de pesquisas de sete autores, de natureza interdisciplinar, agregando diferentes campos de conhecimento: Arte, Museologia e Antropologia. A coletânea tem como eixo de pensamento a construção de uma reflexão crítica sobre o “patrimônio museológico”.

Na ocasião, também serão divulgados os teasers dos Documentários “Camadas de memórias dos lugares: Museu do Forte do Presépio e Espaço Cultural Casa das Onze Janelas” e “Plantas, bichos e casas: Noções de museus e patrimônios”, organizados pelo Grupo de pesquisa Arte, Memórias e Acervos na Amazônia, ligado ao PPGArtes. O primeiro centra-se nas narrativas de atribuição de valores ao Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e ao Museu do Forte do Presépio. Já o segundo pretende apresentar o mapeamento das noções locais, das pessoas, em suas práticas de lazer e de consumo cultural no que diz respeito a "lugar de memória" relacionado ao lugar de contato com "plantas" e  "bichos", no Bosque Rodrigues Alves e no Parque do Museu Paraense Emílio Goeldi.

“Os dois documentários são uma complementação ao e-book, eles trazem as narrativas dos entrevistados(a)s e pretendem desvelar ao público as múltiplas e polifônicas vozes acerca das atribuições de valores dos indivíduos ou grupos sociais urbanos em relação ao patrimônio histórico e ambiental que foi transformado em museu. As camadas de memórias da historicidade desses lugares são apresentadas na coletânea de artigos presentes no e-book”, explica a professora Rosângela Britto, uma das organizadoras da obra.

Para completar a programação, serão realizadas três palestras - Camadas de memórias: patrimônios a decoloniar; Patrimônio e cidadania cultural; As florestas urbanas e sua singularidade nas paisagens belenenses contemporâneas -, além de uma roda de conversa e debates sobre as fases da pesquisa que deram origem ao livro e aos documentários, com a participação da professora Rosangela Britto; do mestrando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPA Nadison Oliveira; e do representante do Grupo de pesquisa Arte, Memórias e Acervos na Amazônia, Moyses Cavalcante.

Sobre o livro - A obra reúne artigos de sete autores e é composta por oito capítulos, seis deles são textuais e dois em vídeos que reúnem relatos sobre as fases da pesquisa que originou o livro, cuja seleção do objeto de estudo deu-se em virtude da intenção de pesquisar a relação dos moradores, trabalhadores de rua e frequentadores da cidade de Belém com os espaços patrimonializados. 

A ideia é expor esse conjunto de vozes  e convidar a sociedade a olhar para esses lugares e perceber as memórias nestes espaços que já foram cenários de lutas e ações, para, assim, refletir sobre outra perspectiva para as histórias, as disputas, os processos e os sentidos. A intenção destas publicações é contribuir com políticas públicas voltadas para o direito à memória, à preservação e à difusão dos bens patrimoniais musealizados e para as práticas socioculturais de lazer e consumo da Arte e Cultura no contexto amazônico.

Serviço: 

Lançamento do livro Camadas de memórias do patrimônio musealizado: Museu do Forte do Presépio, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Bosque Rodrigues Alves

Data: 24 de junho de 2021

Hora: às 18h

Plataforma: canal do Grupo de pesquisa Arte, Memórias e Acervos na Amazônia (CNPq/UFPA) no Youtube.

O evento é aberto ao público, com certificação aos participantes

Confira a programação completa

Texto: Bruna Ribeiro - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página