Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

UFPA conclui etapa remota do Parfor e chega a 9.600 professores formados pelo programa

  • Publicado: Quinta, 24 Junho 2021 09:01
  • Última Atualização: Quinta, 24 Junho 2021 09:01
  • Acessos: 339

A Universidade Federal do Pará (UFPA) concluiu a primeira etapa de 2021 das turmas remanescentes do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). Por meio do Parfor, a UFPA já ofertou 21 cursos de licenciatura a mais de 14 mil docentes da Educação Básica do Pará, atingindo todas as seis mesorregiões do estado, com 410 turmas concluídas em 66 municípios-polo, formando 9.600 professores.

Realizada de forma paralela ao primeiro período letivo da UFPA, a primeira etapa do Parfor em 2021 também ocorreu de acordo com as diretrizes do Ensino Remoto Emergencial (ERE), anunciado em agosto de 2020 pela Instituição, como forma de retomar as atividades suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus. O programa mantém dez turmas ativas e uma em processo de conclusão. As dificuldades, experiências e conquistas do programa durante o período remoto foram relatadas pelos alunos, professores e coordenadores nas edições virtuais do informativo lançado pelo programa nos meses de abril, maio e junho

matematica anapu 06De acordo com a professora Josenilda Maués, coordenadora adjunta do Parfor na UFPA, o programa precisou se reinventar diante do cenário da pandemia. "Isso exigiu uma reconfiguração da ação formativa e, ao mesmo tempo, mostrou toda a criatividade do conjunto de docentes e o empenho do conjunto de alunos para realizar, da melhor maneira possível, a formação docente de forma remota", descreve a coordenadora. 

"O programa já conta com um número próximo de 10 mil egressos, o que revela toda a sua força e a sua capilaridade no estado do Pará", destaca Josenilda. Oito municípios do Pará recebem as dez turmas ativas do programa: Abaetetuba (Pedagogia), Anapu (Pedagogia e Matemática), Bagre (Pedagogia), Belém (Educação Física), Capitão Poço (Artes Visuais e Pedagogia), Gurupá (Pedagogia), Moju (Dança) e Porto de Moz (Letras - Português). 

pedagogia capitao poco1Seminário Nacional - Começa nesta quinta-feira, dia 24, o II Seminário Nacional do Parfor e da IX Reunião Nacional do ForParfor, reunindo especialistas de diversas áreas e atores sociais do programa para compartilhar as experiências formativas e os impactos do Parfor na prática dos professores em exercício. 

O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Universidade Federal do Acre, entidade que promove o encontro. As inscrições são gratuitas, dão direito a certificado de participação e estão disponíveis com a programação completa do evento por meio do link disponível aqui.

Texto e fotos: Ascom Parfor/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página