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Mostra Cênica ETDUFPA 2023: ESPETACULO NAS MÃOS DO SANTO PRETO

  • Publicado: Terça, 05 Dezembro 2023 11:20
  • Última Atualização: Quinta, 07 Dezembro 2023 15:08
Fotografia: Júnior Clever
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O espetáculo “Nas mãos do Santo Preto” entra em cartaz no Teatro Universitário Claudio Barradas, localizado na Escola de Teatro e Dança da UFPA, durante os dias 6 e 10 de dezembro de 2023, e traz como tema central a figura de São Benedito, apresentando a dança clássica como uma forma de expressão. É resultado do debate científico entre antropologia da religião e dança/educação.  O espetáculo aborda a exclusão social, o racismo e o corpo do diferente no ballet clássico.

No campo da religião, São Benedito é um santo preto, cuja representatividade confronta diretamente o racismo e a exclusão social. Já a dança clássica profissional, ao padronizar uma estética única de corpo, também contribui para a marginalização da diversidade corporal. O espetáculo pensado e desenvolvido pelos pesquisadores Carlos Dergan e Gabrielly Albuquerque desencadea um diálogo útil ao abordar questões sobre estes corpos historicamente rejeitados.

“A compreensão do fenômeno São Benedito só foi possível a partir dos estudos das pesquisadoras da UFPA Karine Jansen e Sônia Albuquerque, ambas pesquisam o Santo Preto”. Diz Gabrielly Albuquerque, diretora de cena.

A abordagem epistemológica da antropologia da religião e da dança/educação ofereceram aos alunos do curso de dança clássica, a oportunidade de investigar as interseções entre a religião e a dança clássica, buscando compreender suas consequências socioculturais e históricas. Nesse sentido, as discussões promovidas por esses pesquisadores abrem espaço para uma análise crítica da construção social do corpo e seus efeitos na vivência do indivíduo na sociedade. 

 “O bailarino clássico e pessoa com deficiência, na história da profissionalização dança clássica, tem havido uma ênfase de longa data na adesão a um padrão específico de beleza e capacidade física. Este padrão excluiu com demasiada frequência indivíduos que não se enquadravam nos seus parâmetros restritos, é necessário repensar o ato excludente.” Fala Carlos Dergan, coordenador do projeto de pesquisa de memória da dança na Amazônia paraense. “Como artista, bailarino clássico com deficiência, entendo que a dança deve refletir as complexidades e diversidades da experiência humana. Quando as práticas de exclusão persistem no mundo da dança, é imperativo que as questionemos e desafiemos. A inclusão não deve ser considerada como um adendo opcional, mas como um aspecto integrante da forma de arte”

 

 Foto: Junior Clever

O espetáculo de dança “Nas mãos do Santo Preto”, coreografado pelos pesquisadores e professores Carlos Dergan e Gabrielly Albuquerque, reconhece e celebra a multiplicidade de corpos ao incorporar bailarinos de diversas formações. É fruto do trabalho de alunos dos cursos técnicos a nível médio de Dança Clássica, Cenografia e Figurino Cênico da Escola de Teatro e Dança da UFPA. Contando também com os alunos da Escola de Música da UFPA. 

 

Serviço:

Local: Teatro Claudio Barradas,

 Dias: 7 e 8 às 19.30h

          9 e 10  às 18h

Fotografia: Júnior Clever

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