Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Organização da 76ª Reunião Anual da SBPC se reúne com parceiros para planejamento do evento
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Organização da 76ª Reunião Anual da SBPC se reúne com parceiros para planejamento do evento

  • Publicado: Segunda, 04 Março 2024 14:45
  • Última Atualização: Segunda, 04 Março 2024 14:45
imagem sem descrição.

A Comissão Organizadora da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está a todo vapor na Universidade Federal do Pará. Na última semana, em visita técnica da equipe da Diretoria da SBPC à instituição, foram realizadas reuniões com parceiros institucionais do evento e com as comissões executivas locais.

No dia 20 de fevereiro, a Diretoria da SBPC e a coordenação da Comissão Executiva Local realizaram um encontro com os representantes das instituições de ensino e pesquisa paraenses que são parceiras da Reunião Anual: o Instituto Federal do Pará (IFPA), a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), a Universidade do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, e a secretária-geral da SBPC, Cláudia Linhares Sales, conversaram com representantes dessas instituições, que apresentaram as providências que cada uma está tomando para colaborar com o evento, com serviços, empréstimos de equipamentos, cessão de materiais e disponibilização de corpo técnico para apoio à acessibilidade, ao transporte, à divulgação, ao alojamento, á logística, entre outras áreas da organização.

Também participou do encontro a secretária municipal de Educação de Belém (Semec), professora Araceli Lemos. Ela reforçou o apoio ao evento, especialmente à programação da SBPC Jovem, que envolve atividades de popularização da ciência para o público infantojuvenil. “Nós acreditamos na ciência e não mediremos esforços para estar presentes de forma viva durante o período da SBPC. Nós vamos apoiar com a logística, mas queremos participar também efetivamente, com apresentação de trabalhos e integração de nossos estudantes”. A Semec está em diálogo com a organização local da SBPC para mobilizar a comunidade escolar. A secretaria prevê, por exemplo, disponibilizar ônibus e barcos do transporte escolar para viabilizar o deslocamento das crianças e dos profissionais da educação para o Campus Guamá nos dias do evento.

Para a secretária-geral da SBPC, Cláudia Linhares Sales, “a Reunião Anual é uma festa da ciência e, neste ano, na UFPA, o evento trará questões que serão levadas à COP-30, que acontece em Belém no próximo ano”.

Também participaram da reunião a representante regional Norte da SBPC, Rosa Couto, e as integrantes da coordenação-geral da Comissão Executiva Local, Maria Ataide Malcher e Simone Neno.

Preparativos – No período da tarde, a Diretoria da SBPC também pôde acompanhar as ações e o planejamento de todas as 16 comissões locais formadas para atuar na organização do evento: Gestão e Planejamento, Comissão Científica Local Captação, Comissão Científica Local, Comunicação, Infraestrutura, Tecnologia da Informação, SBPC Jovem, Compras e Contratações, Acessibilidade, Monitoria, Multicampi, SBPC Cultural, Afro e Indígena, Alojamento e Hospedagem, Saúde e Alimentação.

As coordenações de cada comissão apresentaram as iniciativas já desenvolvidas e em andamento em suas áreas de atuação e indicaram os próximos passos e as atividades a serem executadas.

Sobre a RA – A 76ª Reunião Anual da SBPC tem como tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”. O evento será realizado de 7 a 13 de julho de 2024, no Campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 12 de julho de 2024 para os interessados em participar do evento sem receber material (programação impressa, crachá, ecobag e folders). Para outras modalidades de inscrição e formas de participação no evento, consulte mais informações e prazos no site https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/.

TEXTO: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página