Página inicial > Últimas Notícias > Faculdade de Educação Física promove atividades educativas em São Francisco do Pará

• Publicado: Terça, 03 Dezembro 2019 08:20
  • Última Atualização: Terça, 03 Dezembro 2019 08:20

É de extrema importância levar os saberes obtidos na universidade para fora dos nossos muros e os utilizar para melhororia da qualidade de vida de toda a sociedade. Pensando nisso, docentes e discentes da faculdade de Educação Física (FEF) do campus de Castanhal da UFPA desenvolverão o projeto “Produção, prática e circulação do conhecimento em Educação Física”.

Com o objetivo de estabelecer um diálogo entre a conhecimento universitário e as vivências da sociedade, o projeto realizará, na próxima quarta-feira, dia 4, uma programação diversa no município de São Francisco do Pará, vizinho de Castanhal. A programação é aberta a interessados de todas as idades.

“Acreditamos que as práticas corporais, o lazer e outras ligadas à área da saúde como primeiros socorros e verificação de frequência cardiovascular são de extrema importância para o público atendido, sobretudo, de cidades que têm dificuldades de implantar políticas públicas nestes setores. Certamente que estas ações, mesmo sendo pontuais, estimulam as diversas instituições locais a pensar em projetos desta natureza”, conta professor Antônio Valdir, diretor da faculdade de Educação Física.

As ações do projeto são realizadas no final de cada semestre, com o objetivo de desenvolver atividades ligadas ao plano das disciplinas desenvolvidas naquele semestre. Esta é a terceira ação do projeto, que já passou por Inhangapi e Castanhal.

Prática de ensino – Além do aspecto informativo para a sociedade, o projeto também é importante para a formação dos estudantes de graduação, que a partir destas experiências podem vivenciar a prática de ensino aprendida dentro da sala de aula.

“É de suma importância projetos desta natureza para a qualificação profissional, sobretudo, por envolver quase que a totalidade de docentes e discentes do curso. A ideia é que esses sujeitos envolvidos no processo possam enxergar, na prática, aquilo que debatem no interior da universidade, considerando a abrangência de temas discutidos na formação do graduando em Educação Física”, explica o professor Antônio Valdir, diretor da faculdade.

Programação – Durante toda a tarde, a programação vai tratar de nutrição para crianças, gênero, sexualidades, raça, primeiros socorros, exercícios para idosos, entre outros, por meio de diversas atividades, como: “Brincando com a nutrição”; “construindo práticas pedagógicas para equidade de gênero”, “sexualidade e raça”; “oficina de primeiros socorros”; “ginástica e o brinquedo barangandão no município de São Francisco do Pará”; “Vivências dos fundamentos da ginástica”; “jogos cooperativos; exercícios funcionais para idosos”; “slackline”; “conhecendo o Badminton”; “jogos de oposição”; “jogos e brincadeiras”; “prática de conscientização e prevenção de hipertensão, diabetes e obesidade”.

Faculdade de Educação Física – Criada em 2000 no campus de Castanhal, a faculdade completa 20 anos em 2020. Todos os anos, o curso recebe cerca de 80 novos alunos de várias cidades do estado, e colabora na formação de profissionais qualificados para atuar em escolas, clubes, hospitais, espaços de lazer, academias, associações e outros espaços em todo o estado. A faculdade também realiza, através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), a qualificação de professores de Educação Física de diversos municípios.

Produção, prática e circulação do conhecimento em Educação Física

Data: 4 de dezembro

Hora: das 15h às 19h

Local: balneário Pau Amarelo (São Francisco do Pará)