Dia Internacional da Dança
Dia Internacional da Dança
Em celebração ao Dia Internacional da Dança, a ETDUFPA, por meio do projeto Memórias da Dança, e a Fundação Cultural do Pará promovem uma programação especial que valoriza a diversidade corporal, a formação técnica e o legado histórico da dança. A programação inicia no domingo (27), às 19h, com a apresentação do espetáculo “Nas Mãos do Santo Preto”, no Teatro Waldemar Henrique. Coreografada por Carlos Dergan e Gabrielly Albuquerque, a obra reúne intérpretes de diferentes formações e propõe um olhar sensível sobre as expressões afro-brasileiras, exaltando corpos plurais e trajetórias diversas.
A programação continua nos dias 28 e 29 de abril (segunda e terça-feira), com workshops na Casa das Artes, das 9h às 17h, voltados a estudantes, profissionais e interessados em aprofundar sua prática técnica. As oficinas integram o projeto Memórias da Dança da ETDUFPA, coordenado por Carlos Dergan, e abordarão diferentes linguagens: pas de deux, com Martha Batista e Carlos Dergan; dança contemporânea, com Maria Eduarda Oliveira; jazz, com Gabriela Mendes; e dança moderna, com Amanda Reis.
O professor e bailarino Carlos Dergan pessoa com deficiência destaca que a iniciativa tem impacto positivo para a cena artística local, pois “fortalece a formação e a difusão da linguagem da dança na Amazônia, mantendo viva a memória de Jean-Georges Noverre;
Para Danilo Bracchi, coordenador de linguagem cênica e musical da FCP, esta é a terceira edição consecutiva da celebração do Dia Internacional da Dança na Casa das Artes. “Este ano ampliamos a proposta com uma ação integrada entre a Casa das Artes e o Teatro Experimental Waldemar Henrique. Na quinta e sexta-feira, convidamos artistas, professores e pesquisadores para debater temas como dramaturgia, criação e estética na dança. No sábado, teremos o espetáculo convidado e, na segunda e terça, os workshops”, explica.
Foto Junior Clever
Redes Sociais