A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Escola de Música (Emufpa) e do Instituto de Ciências das Artes( ICA), lança no Theatro da Paz a obra inédita Sinfonia do Círio.
O projeto homenageia a maior manifestação cultural e religiosa da Amazônia e nasceu da compreensão de que o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, para além de sua dimensão religiosa, articula uma complexa rede de expressões culturais, familiares, afetivas e simbólicas que marcam profundamente a identidade paraense.
A obra foi composta por dois reconhecidos artistas paraenses, docentes aposentados da UFPA: o músico Luiz Pardal e o poeta João de Jesus Paes Loureiro. Em diálogo entre poesia e música, eles criaram uma sinfonia em quatro movimentos, inspirada em momentos emblemáticos do Círio: o Círio Fluvial, o Círio das Crianças, a Trasladação e a Procissão principal.
A estrutura da obra dialoga com a tradição da música sinfônica ocidental e brasileira, incorporando coro, como ocorre em grandes composições da literatura musical. Estão envolvidos no projeto a Orquestra Sinfônica Altino Pimenta e o Coro Comunitário da Emufpa. A regência é dos maestros da Emufpa: Ademilson Abreu, Agostinho Fonseca Jr., Cibelle Donza e Miguel Campos Neto. A soprano é Dione Colares.
Para o pró-reitor de Extensão, Nelson Souza Júnior, a iniciativa reforça o compromisso da UFPA com a valorização e a produção de conhecimento artístico na Amazônia. “A UFPA tem a preocupação constante de registrar, interpretar e difundir manifestações culturais da região. reafirmando seu papel como centro de criação e reflexão sobre a Amazônia. A Sinfonia do Círio nos enche de alegria e será um marco cultural, unindo música, poesia e ciência”, destacou.
A estreia da Sinfonia do Círio ocorre no Theatro da Paz, nesta quinta feira, 25 de setembro, às 19h.
Redes Sociais